Ponto de Cultura 

Chama Maré

Quilombo do Cumbe/Aracati-CE

 O Quilombo do Cumbe; Associação Quilombola do Cumbe, tem se destacado ao longo de duas decadas, em ações de importante relevância, sejá na defesa do meio ambiente e das práticas tradicionais, na afirmação da identidade pesqueira quilombola, no processo de regularização fundiária do território. Não seria diferente na parte cultural onde temos em nosso calendário em meses distintos, os três principais eventos culturais,(Bloco Cultural Carnavalesco "Os Karambolas", O Arráia do Manguezal, e a Festa do Mangue) que além de mobilizar a comunidade conta também com visitantes de outros territórios que vem prestigiar, assim dando visibilidade e gerando uma renda direta aos envolvidos e indireta quando o visitante consome produtos oriundos da própria comunidade e compra nos comércios locais tecendo uma cadeia produtiva. Além da valorização da cultura local estes eventos passam a ter também um caráter econômico âncorados nos princípios da economia solidária, sustentabilidade, pois visam desenvolver a comunidade dentro da perspectiva agroecologica.

O que é Ponto de Cultura?

Primeiro é importante vc saber sobre a Lei nº 13.018 de 22 de junho de 2014

A lei 13.018 que institucionaliza a politica nacional de cultura viva é um marco para a  cultura brasileira. Em seu texto original ela reuni uma serie de medidas que potencializam as distintas iniciativas do campo cutural dentre elas os pontos ou pontões de cultura. Os Pontos de Cultura é a ação prioritária e o elemento de articulação entre as demais atividades que estão contidas na lei 13.80. Compreendi-se como Pontos de Cultura, entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídicas de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades. São projetos financiados e apoiados por entidades governamentais ou não governamentais que visam a realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades.

Na mesma linha da lei nacional, o Estado Ceará também institucionaliza a Politica Estadual de Cultura Viva na lei de númro 16.62, de 05 de julho de 2018. Que tem os mesmos objetivos da lei nacional e suas ressalvas. 

Certificação do Ponto de Cultura Chama Maré

Através do chamamento público para certificação de entidades e coletivos culturais como Pontos de Cultura do Estado do Ceará, divulgado pela Secretária de Cultura e Rede de Cultura Viva, em consonância com a lei  nacional de nº 13.018, de 22 de junho de 2014. Lei Estadual nº 16.602, de 05 de julho de 2018, e outras leis vigentes que tratam sobre a mesma matéria. Tendo o Ponto

de Cultura Chama Maré uma pontuação máxima nos quesitos exigidos no edital 01/2019. Passamos a integrar a Rede Cearense de Cultura Viva, Cultura, Educação e Cidadania.

TEXTO: João do Cumbe e Victor Santos/  EDIÇÃO:  Victor Santos                                                     ATUALIZADO EM: 30 de julho 2020

Associação Quilombola do Cumbe - Comunidade do Cumbe, Aracati, Ceará.

  • Facebook - Grey Circle