PONTO DE CULTURA CHAMA MARÉ
CALENDARIOS DAS ATIVIDADES CULTURAIS

Atividade carnavalesca que acontece no domingo de carnaval, tradicional mela-mela, saindo da casa da Dona Isabel, percorrendo as ruas da comunidade ao som dos carros, e encerrando na sede da associação. Momento onde as famílias se fantasiam, dando destaque para os papanguns, personagem dos antigos carnavais.

Fevereiro

Domingo de Carnaval - Bloco Karambolas do Kumbe.

Semana Santa - Sábado de Aleluia

Queima de Judas e Pau de Sebo

No sábado de aleluia, acontece a tradicional Queima de Judas, leitura do testamento  e Pau de Sebo. O Judas é batizado com o nome/apelido de alguma autoridade com péssima popularidade, em seguida é lido o testamento e ao final da Queima do Judas, tem a competição para quem conseguir subir no Pau de Sebo e pegar o lenço preso, ganha a premiação em dinheiro. Durante a atividade acontece a feira de comidas tipicas e artesanatos.

5 de junho - Semana do meio ambiente

Na semana do meio ambiente, a Associação Quilombola realiza uma semana de atividades voltada para questão ambiental como Cine Cumbe Ambiental, mutirão de limpeza da praia e lagoas dunares, caminhada pelas dunas e manguezais, atividades com as crianças e roda de conversas com os quilombolas pescadores/as do mangue sobre os conflitos socioambientais.

 Quadrilha junina Arraiá do Manguezá - Ultima Semana de Junho.

No último final de semana de junho, acontece o Arraiá do Manguezá, festa junina da Associação com quadrilha infantil, adulta e improvisada, dança do pau de fita, barraca com comidas típicas e muito forró.

26 de Julho - Dia Mundial em Defesa dos manguezais

Na semana que cai o 26 de julho, Dia mundial de defesa dos manguezais, a Associação realiza uma semana de atividades voltadas para a proteção e conservação dos manguezais como exibição de documentários/Cine Cumbe com a temática ecossistema manguezal, mutirão de limpeza das camboas, Rio Jaguaribe e manguezais, caminhada pelo manguezal, passeio de barco pelo rio Jaguaribe, atividades com as crianças, roda de conversas com os quilombolas pescadores/as do mangue, exposição de fotografias e encerra com o tradicional pirão de aratu.

Outubro - Terceiro Final de Semana

Festa do Mangue do Cumbe.

No mês de outubro, geralmente no terceiro final de semana, acontece a Festa do Mangue do Cumbe, atividade de maior expressão, onde os participantes vivenciam atividades diversas de pesca no ecossistema manguezal. Momento onde a Associação reúne seus associados/as, parceiros e apoiadores/as para celebrar o ecossistema manguezal com toda sua beleza e riqueza. Fortalecendo sua identidade, valorização da cultura, saberes e modos de fazer.

20 de Novembro - Dia da Conciência Negra 

Semana onde se evidencia toda a luta e resistência da população negra na busca por garantias de direitos. Dando destaque para o grande líder e herói nacional Zumbi dos Palmares. Durante essa semana é realizada diferentes atividades como o Cine Cumbe, roda de conversas, apresentações culturais como a roda de capoeira.

A Festa do Padroeiro do Cumbe Nosso Senhor do Bonfim.

A Festa do Padroeiro do Cumbe acontece no terceiro domingo de novembro. As nove noites de novenas dedicadas ao Senhor do Bonfim do Cumbe, acontecem na Capela da comunidade. A cada noite, a celebração da palavra fica sob a responsabilidade de uma comunidade convidada. Durante os festejos há barracas com comidas típicas. No sábado a noite, véspera do dia do padroeiro, no Clube Agito Jovem, é realizada a tradicional festa dançante com bandas de forró da região

5 de Dezembro - Dia do Quilombo 

Data comemorativa pelo reconhecimento e certificação do Cumbe como comunidade remanescente de quilombo. Durante essa atividade é realizada diversas atividades culturais como exposição de fotografias, danças afrobrasileira e o Cine Cumbe.

Associação Quilombola do Cumbe - Comunidade do Cumbe, Aracati, Ceará.

  • Facebook - Grey Circle